terça-feira, 12 de novembro de 2013

. Noções básicas de argumentação: argumentos dedutivos válidos


Um argumento dedutivo válido é um argumento em que a conclusão decorre necessariamente das premissas, não pode deixar de ser assim, sejam as premissas verdadeiras ou não. Como no exemplo que segue:
Todos os portugueses são mentirosos.
O Miguel é português.
Logo, o Miguel é mentiroso.
Ou seja, a conclusão é extraída corretamente das premissas independentemente do seu conteúdo. Trata-se de uma relação formal, seja qual for o conteúdo das proposições. Como que de uma cadeia, neste caso de sentido, se tratasse: Se A implica B e se B implica C, então A implica C. Independentemente do que as letras representam, pessoas ou sereias, que obviamente não existem.
Ainda assim, sempre que as premissas forem verdadeiras, a conclusão é necessariamente verdadeira. Como no exemplo que se segue:
Todos os lisboetas vivem em Portugal.
O joão vive em Lisboa.
Logo, o João vive em Portugal.
Ou seja, não pode acontecer que as suas premissas sejam verdadeiras e a sua conclusão falsa: um argumento dedutivo válido com as premissas verdadeiras garante a verdade da sua conclusão.
A disciplina em que se estuda este e outros tipos de argumentos chama-se Lógica. Uma disciplina que estabelece as regras do raciocínio válido e, em última análise, nos ajuda a disciplinar o pensamento. De modo a sermos coerentes - o nosso discurso faz sentido - e consequentes - as nossas convicções são a conclusão de um raciocínio válido prévio -.

Nenhum comentário:

Postar um comentário